ESPACIO FUTURA, o primeiro edifício não residencial Passihaus Premium em Espanha

Localizado nas instalações da empresa VEKA em Burgos, foi construído em 2018 e certificado como Passivhaus. Agora, cinco anos depois, alcançou a classificação Premium, a mais alta em edifícios Passivhaus, graças à utilização de energia solar.

O Espacio Futura, o edifício arquitetónico que a empresa alemã VEKA utiliza como ponto de encontro e divulgação de conhecimentos no mundo da construção sustentável e no mundo das janelas em particular, evoluiu de um edifício passivo para um edifício positivo, ou seja, um edifício que produz mais energia do que consome.

“Acompanhando a evolução da regulamentação em matéria de construção e ambiente, e em conformidade com a cultura ambiental da empresa, incluímos no edifício uma instalação fotovoltaica que produz 15 Kw/h, dos quais apenas 0,35 kw são consumidos, o que nos permitiu obter a certificação Passivhaus Premium. O excedente é utilizado para carregar veículos eléctricos e para extrudir perfis de PVC na fábrica ao lado do edifício”, explica Luis del Fraile, diretor-geral da VEKAPLAST Ibérica.

O edifício inclui um showroom de produtos e é um espaço aberto a todos os profissionais do sector, incluindo construtores, promotores, arquitectos e fabricantes de janelas, entre outros. Também acolhe cursos Passivhaus para viver a experiência de ser certificado oficialmente dentro de um edifício Passivhaus.

Este facto demonstra o compromisso da VEKA com a construção sustentável e eficiente em termos de eficiência energética.

Mais informações sobre o Espacio Futura: www.veka.pt/pagina-principal-arquitecto/servicos/espacio-futura/