Vantagens das janelas de PVC versus janelas de madeira

Seria errado considerar a madeira como um material ilimitado e de baixo custo. Embora hoje existam florestas industriais e programas privados de reflorestação, estes não atendem à procura de madeira necessária para fabricar janelas de qualidade. As espécies usadas para fazer janelas estão a crescer lentamente – cerca de 300 anos – pelo que as árvores que hoje são cortadas não podem ser substituídas por vários séculos.

Além disso, os custos de transporte de madeira das zonas tropicais e os tratamentos necessários para a tornar resistente à ação ambiental e ao ataque de insetos aumentam consideravelmente o seu preço.

Por outro lado, o PVC é o material mais completo, competitivo e eficiente daqueles utilizados no fabrico de janelas e portas. E isso é evidente nos regulamentos que regulam a construção em Espanha, o Código Técnico de Construção.

Alternativas à madeira

Felizmente, existem alternativas para aliviar a destruição das florestas, através de materiais com uma vida útil longa, acessível e com propriedades que a madeira nunca pode alcançar.

O PVC para o fabrico de janelas, tanto em construção nova como em reformas, é um destes materiais.

Graças ao seu constante desenvolvimento, as janelas de PVC são a alternativa perfeita às janelas de madeira.

PVC, um isolante de baixo custo

Enquanto a madeira num bom isolante que reduz perdas térmicas ou ganhos da janela, requer manutenção constante ao longo dos anos.

O PVC é também um excelente isolante que reduz drasticamente a fatura do ar condicionado (quente/frio), mas só precisa de um pouco de água e sabão neutro para ser como no primeiro dia.

Além disso, qualquer risco superficial não é um problema devido à constância do material na massa do perfil de PVC.

Portanto, entre PVC e madeira, isoladores naturais, apenas O PVC mantém a sua aparência e acabamento superficial com muito pouca manutenção.

O detalhe da geometria

Há um limite de espessura em que a madeira pode ser cortada antes que perca completamente a sua força.

Isto é crucial para o design correto dos perfis de qualquer sistema de janelas moderno.

As janelas de madeira são limitadas pela própria natureza do material. É impossível, por exemplo, perfilar câmaras de habitação conjuntas sofisticadas para um controlo eficiente da infiltração de ar e água através da janela ao longo da sua vida. Além disso, a caixa do hardware que dá movimento à janela deve ser precisa para que possa trabalhar ano após ano sem problemas.

O PVC pode ser extrudido na espessura exata, mantendo a sua força estrutural superior.

Isto permite que as juntas e o hardware funcionem de acordo com a forma como foram projetados, mantendo propriedades de alto isolamento, térmica e acústica, ao longo da vida útil da janela, com a consequente poupança de energia e conforto para o utilizador final.

Mas isso não é tudo, uma vez que, embora a madeira seja um bom isolante, é impossível fabricar perfis com câmaras de janela deste material. Ao contrário do que acontece com os perfis de PVC, que incorporam câmaras que dividem o seu espaço interior, para que as temperaturas extremas (frio ou calor) no exterior não entrem em contacto com a temperatura de conforto no interior da sala.

O PVC não necessita de pregos, agrafos ou parafusos para se juntar aos perfis nos cantos, uma vez que, aproveitando as propriedades termoplásicas do material, estes são soldados pela aplicação de calor, resultando num canto totalmente estanque e de alta resistência.