As casas passivhaus e os edifícios de energia quase zero estão aqui para ficar. Além disso, há muito tempo que vos temos vindo a contar todos os detalhes destes novos conceitos. Por esta razão, queremos que continue a familiarizar-se com todas as suas características para que possa apostar nelas. Nesta semana, queremos destacar a importância das janelas passivhaus neste novo conceito de arquitectura.
O que é uma janela Passivhaus?
- Consegue-se um isolamento máximo: isto é conseguido utilizando materiais que garantem um elevado grau de isolamento térmico de modo a que não seja permitida a penetração de temperaturas altas ou baixas no edifício e a manutenção de uma temperatura regular que depende apenas do que acontece no interior.
- Ausência de pontes térmicas: estes são os elementos ou lugares através dos quais o calor e o frio são transmitidos entre o exterior e o interior.
- Têm janelas e portas de alto desempenho: como já mencionámos em artigos anteriores, as lacunas são os pontos mais fracos do envelope de um edifício. É por isso que são utilizadas janelas e portas com perfis de alto desempenho, tais como os sistemas de perfis VEKA, que são certificados para casas passivas.
- São altamente herméticos: os edifícios do passivhaus são completamente selados para evitar fluxos de ar entre o exterior e o interior.
- Com as janelas do passivhaus evitará estes fluxos, pois têm um risco elevado de causar condensação e bolor na construção. Além disso, reduzem a sensação de conforto para os utilizadores e causam um maior consumo de energia, o que se repercute num bem-estar menor dentro da sua casa.
- Sistema de ventilação mecânica com recuperação de calor: consiste em recuperar uma grande parte da energia presente no ar que sai para aquecer o ar renovado que entra no edifício.
No padrão do edifício Passivhaus, as janelas são um dos pilares fundamentais para a conservação de energia. A sua grande importância deve-se ao facto de que a janela deve fornecer uma série de características:
-
-
- Isolamento
- Hermeticidade
- Segurança
- Captura solar
- Protecção solar
- Luz natural
-
Quais são os requisitos para uma janela Passivhaus?
Com o objectivo de satisfazer os requisitos de certificação e oferecer-lhe o máximo conforto térmico, este tipo de janela reúne uma série de elementos de alto desempenho que os tornam únicos e garantem o seu máximo conforto dentro da sua casa:
- Têm perfis de PVC VEKA especificamente formulados para o nosso clima com 7 câmaras de ar na moldura e 6 na folha.
- As janelas passivadas requerem vidros triplos com duas câmaras cheias de gás argon. Além disso, os vidros que o compõem são de baixa emissividade para evitar a perda de temperatura do interior.
- Precisa de ter um coeficiente de transmissão térmica global igual ou inferior a 0,8 W/m²K, igual ou inferior a 0,85W/m²K para janelas instaladas na parede e ter um factor solar superior a 50%.
- Nas janelas de Passivhaus estão instalados separadores térmicos de alta qualidade que não têm uma alta taxa de transmissão térmica.
- Finalmente, recomendamos que a montagem seja muito cuidadosa para assegurar a mais completa hermética e estanqueidade.
Como reflexão, deve saber que as janelas passivas têm um grau muito bom de estanqueidade ao ar: os acessórios e os vedantes reduzem a passagem de ar a um mínimo. Além disso, o isolamento térmico do vidro e da carpintaria são muito elevados, dificilmente transmitirão a temperatura do exterior para o interior. Estamos a falar de valores de transmitância térmica de 1 W/m²K ou ainda menos.
Em suma, a vedação entre a moldura e a fachada, bem como o local exacto onde a janela deve ser colocada, são dois elementos a ter em conta. Portanto, as casas passivas normalmente colocam as suas janelas nas paredes sul e evitam colocá-las na zona norte.