O que é e os benefícios do certificado Passivhaus

O que é e os benefícios do certificado Passivhaus

Ganhar em bem-estar, qualidade e conforto é algo que todos nós procuramos nas nossas casas. Por isso, o que é que diz, nós ajudamo-lo a conseguir isso. Por essa razão, em artigos anteriores dissemos-lhe as vantagens dos novos modelos de construção sustentável: método Passivhaus e as casas bioclimáticas. Mas desta vez vamos dizer-lhe os primeiros passos para obter uma casa de consumo quase nulo: o certificado do passivhaus.

 

O que é a certificação Passivhaus?

Na VEKA queremos que a sua casa seja o mais confortável possível, e é por isso que a tendência Passivhaus é para a excelência no conforto. Porquê? É muito simples. O certificado passivhaus significa que a sua casa tem a classificação de qualidade mais elevada (A +++++), o que indicará que cumpre todos os critérios de eficiência, sustentabilidade e qualidade do ar. 

Portanto, podemos deixar claro que terá a garantia de que o edifício cumpre com os requisitos estabelecidos pelo Instituto Passivhaus, tendo o melhor nível de conforto interior e qualidade energética.

Além disso, o processo de certificação é realizado seguindo um rigor exaustivo durante a sua concepção e construção, o que requer uma optimização dos seus custos para obter edifícios de altíssimos benefícios térmicos, energéticos e de conforto.

Mas que requisitos é que a sua casa ou edifício tem de satisfazer para obter a certificação?

 

  • Procura de aquecimento: < 15 kWh/(m²a)
  • Procura de refrigeração: < 15 kWh/(m²a)
  • Procura de energia primária: < 120 kWh/(m²a) Aquecimento, água quente e electricidade
  • Resistência ao ar: < 0,6 renovações de ar por hora (valor de resistência ao ar 50 Pa)

 

Este tipo de certificado Passivhaus pode ser solicitado por qualquer pessoa desde que cumpra os requisitos do organismo. No entanto, aconselhamos que, para ter o máximo sucesso durante o processo, deve ter um técnico Passivhaus. Ele será responsável pela gestão, supervisão e orientação de todo o processo para finalmente alcançar uma habitação completamente sustentável.

Finalmente, queremos destacar certos aspectos aos quais deve prestar muita atenção e dar prioridade. Um dos requisitos mais importantes para obter a certificação passivhaus é:

 

  • Cuidar do máximo do envelope do edifício, ou seja, do espaço que delimita a parte interior do exterior
  • Incluir um sistema adequado de ventilação controlada na habitação

Em relação a um edifício construído ao abrigo do CTE, Código Técnico de Construção, um edifício

construído sob a norma passivhaus poderia ser 3-4% mais caro, mas a amortização

é directo dentro de cinco anos“, estudo DMDV.

 

Portanto, é uma proposta aplicável a qualquer tipologia de edifício, em qualquer clima e área geográfica, e a qualquer estilo de desenho arquitectónico.

 

certificado passivhaus

 

Vantagens do certificado Passivhaus

 

  • Poupar na sua conta de energia
  • Reduz as necessidades de ar condicionado do edifício
  • Conseguir uma renovação contínua do ar e muito benéfica para a saúde por ter ar fresco constante. Por ter melhor qualidade do ar e higiene interior
  • Compromisso de poupança de energia e sustentabilidade
  • Cuidar do ambiente, tendo um edifício quase sem energia e com excelentes níveis de conforto
  • Boa utilização da luz solar
  • Ter uma construção estruturalmente sólida e durável
  • Aumenta o valor da propriedade

 

“O investimento inicial necessário é de cerca de 5-8% em edifícios multi-familiares

ou 8-10% em casas unifamiliares” (PEP)

 

Finalmente, queremos que saiba que se procura uma habitação de isolamento eficaz, um edifício passivhaus é a sua solução. Para a obter, as suas paredes têm boas coberturas que conseguem evitar as temidas pontes térmicas, ou seja, aquelas zonas das casas em que não foi obtido um isolamento correcto e o calor das estadias é transmitido com mais facilidade para o exterior do edifício. Tudo isto, com carpintaria de alto desempenho devidamente colocada sobre o isolamento, para evitar perdas na transição. Para tal, a carpintaria deve ser correctamente orientada e dimensionada, e com protecção solar disponível.

 

Casos de éxito

 

ESPACIO FUTURA

 

EDIFICIO THERMOS LEZKAIRU