Reciclagem e ambiente

Reciclagem e ambiente

economia circular propõe uma estratégia alternativa que tem como objetivo a redução da entrada das matérias-primas virgens e da produção de resíduos. Trata-se de fechar o ciclo através da recuperação dos resíduos para lhes dar uma segunda vida, de modo a voltarem a entrar na cadeia de produção.

 

Assim, os três “Rs” da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são potencializados. Na VEKA aplicamos uma estratégia baseada nestes três princípios:

 

  • Reduz-se a extração de novas matérias-primas e o consumo energético associado. Os nossos processos de fabrico são inócuosuma vez que não geram emissões de CO2 para a atmosfera ao utilizar apenas vapor de água para a produção dos perfis de PVC.
  • Os resíduos são reutilizados. As janelas de PVC são 100% recicláveis.
  • Os mesmos materiais são reciclados para fabricar produtos alternativos.

 

 

A VEKA baseia o desenvolvimento tecnológico numa filosofia de proteção ambiental: reduzir ao mínimo os resíduos na origem e desenvolver processos de fabrico eficientes e ecológicos, com a redução do impacto ambiental das nossas fábricas.

 

Como exemplo, substituímos recentemente todas as luminárias nas áreas de produção e armazenamento das nossas instalações da VEKA Ibérica. Com esta mudança tornámos a nossa instalação mais eficiente e necessita menos recursos energéticos. Uma ação subvencionada com cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do programa de “Subvenções para a melhoria da eficiência energética no setor empresarial de Castela e Leão”.

 

Comprometidos com o ambiente

Há mais de 20 anos que estamos a desenvolver um forte compromisso com o ambiente e a sustentabilidade. Esta política de desenvolvimento sustentável torna-se realidade através do projeto VEKA Reciclagem.

 

Em 1993 inaugurámos a maior e mais moderna instalação de reciclagem de janelas de PVC da Europa, na Alemanha. Atualmente, temos mais duas instalações na Grã-Bretanha e em França com uma capacidade de reciclagem de 30 toneladas de janelas por hora.