A confusão sobre o conceito de Casa Passiva é comum. Abaixo, desvendamos os mitos mais importantes:
“Casa Passiva e Passivhaus referem-se à mesma coisa”.
O primeiro conceito refere-se a um edifício eficiente que, através de estratégias de concepção, procura reduzir o mais possível a procura de energia do edifício. Passivhaus, por outro lado, refere-se ao certificado que é obtido através do cumprimento de uma série de requisitos.
“Não se pode abrir as janelas de uma Casa Passiva”.
O isolamento exigido para este tipo de edifício é superior, mas isto não significa que as janelas tenham de ser mantidas fechadas. De facto, para obter a certificação Passivhaus, é necessário ser capaz de abrir as janelas.
“Não há necessidade de aquecimento ou ar condicionado na casa”.
Embora os edifícios atinjam 75% de poupança de energia, em certas alturas pode ser necessário utilizar aquecimento ou ar condicionado. É importante ter em conta a localização da casa passiva, pois uma casa nos Pirenéus não tem as mesmas necessidades energéticas que uma casa em Cádis.
Na VEKA, estamos também empenhados neste tipo de edifício e o nosso catálogo inclui um sistema certificado segundo a norma Passivhaus. Temos também o nosso showroom, Espacio Futura, que é uma casa passiva com certificação Passivhaus. Saiba mais sobre o Espacio Futura aqui: https://www.veka.pt/pagina-principal-arquitecto/servicos/espacio-futura/