Após a experiência positiva da instalação solar instalada em 2023, que permitiu que o nosso edifício Espacio Futura fosse autossuficiente e utilizasse a energia excedente na fábrica de extrusão, obtendo a qualificação Passivhaus Premium, cobrimos uma grande parte da cobertura das nossas instalações de produção na Península Ibérica, instalando cerca de 1000 painéis fotovoltaicos.
A economia circular e a sustentabilidade ambiental são pilares estratégicos da nossa empresa desde a nossa fundação em 1969. Trabalhar para reduzir a pegada de carbono dos produtos que fabricamos, através da utilização de material reciclado, tem sido um contributo importante, ao qual juntamos agora o consumo de energia renovável produzida na nossa própria unidade de produção, o que nos permitirá reduzir o consumo médio de eletricidade da rede.
Esta instalação reduzirá 138.102 kg de emissões de CO2 para a atmosfera, 2.110 kg de emissões de SO2 e 1.407 kg de emissões de NOx. Estes valores positivos são equivalentes, por exemplo, a 85 hectares de floresta equivalente.
A nossa empresa tem sido pioneira na reciclagem de caixilhos de janelas em PVC, com 3 fábricas com tecnologia própria para a reciclagem integral de janelas, a primeira das quais foi fundada em 1993. Desde então, reciclámos mais de 25 milhões de janelas.
Para promover a economia circular, reciclamos o material pós-produção proveniente do fabrico dos nossos perfis e dos perfis dos nossos clientes, bem como as janelas em fim de vida, através de um sistema de logística inversa que utiliza os nossos próprios camiões de abastecimento para retirar os perfis e as janelas. Todos estes materiais são reciclados e reintroduzidos no processo de produção.
Atualmente, os perfis de PVC VEKA fabricados pela VEKA Ibérica incorporam uma média de 40% de material reciclado através do sistema de co-extrusão, em conformidade com a Norma 12608-1.