Chaves para as casas de Passivhaus: hermeticidade

Chaves para as casas de Passivhaus: hermeticidade

Um dos grandes desafios da construção actual é a habitação de consumo quase nulo, ou seja, casas passivas. No artigo desta semana vamos tentar contar-lhe os segredos de alguns conceitos de construção, tais como a impermeabilização. Este é um dos elementos-chave nos elevados padrões de conforto e eficiência energética e essencial numa casa construída sob a norma Passivhaus.

 

O que é a estanqueidade ao ar no padrão Passivhaus?

Antes de aprofundar a relação que eles têm um com o outro e como a estanqueidade ao ar afeta o padrão Passivhaus, vamos analisar a que exatamente se refere o conceito de estanqueidade ao ar. O que queremos dizer? Referimo-nos ao facto de que o envelope de uma casa ou edifício deve impedir a passagem descontrolada de ar, não só em casas passivas ou passivadas, mas também no resto das construções e edifícios.

Portanto, buracos ou rachaduras no envelope do edifício são geralmente a causa mais comum de um grande número de problemas, especialmente durante os períodos mais frios do ano. Isto deve-se ao alto risco de condensação na construção devido aos fluxos de ar de dentro para fora através destes defeitos na envolvente do edifício.

No entanto, existem diferentes soluções para acabar com elas. Tal como o isolamento térmico, a estanquicidade do ar faz com que a casa perca menos calor, tornando-a mais confortável, mais eficiente em termos energéticos e menos ruído do exterior.

Apesar disso, um dos primeiros objectivos a garantir numa casa passiva é um bom isolamento térmico em todo o recinto, mas por si só não é suficiente. Porquê? Porque se o nosso edifício tem juntas ou encontros através dos quais o ar é filtrado, o desempenho energético do edifício colapsa.

Portanto, você tem que estar claro que quando se fala em estanqueidade ao ar não deve ser confundido com isolamento térmico. Ambas as propriedades são importantes para o envelope do edifício, mas geralmente devem ser alcançadas de forma independente.

E como sabemos que o nosso projecto passivhaus cumpre os requisitos?  Porque as casas passivas certificadas têm uma hermeticidade < ou = 0,6 renovações/hora, enquanto as casas convencionais têm valores muito mais permissivos, entre 5 e 7 nos melhores casos.

Finalmente, você tem que estar claro que o teste de estanqueidade (Blower-Door) é um requisito indispensável para uma casa passiva o passivhaus.

 

 

Como se atinge a estanqueidade do ar em casas passivas?

Para isso, devemos prestar muita atenção às juntas de vários elementos do edifício, como as caixas das janelas e persianas, portas, paredes … etc. Olhando para eles e percebendo que estão selados de forma óptima e eficaz, podemos garantir um selo satisfatório no edifício.

Além disso, queremos destacar outros pontos do envelope que você não deve esquecer, como as aberturas das janelas, seus caixilhos ou as diferentes saídas no convés, como as chaminés.

 

passivhaus

 

O que são o teste Blower-Door e a Regra do Lápis?

Abaixo explicamos os dois métodos mais comuns para verificar o grau de estanqueidade do ar em um edifício passivásio:

 

Porta do ventilador de teste.

O teste da porta Blower consiste em medir o nível de permeabilidade dos edifícios. Para isso, é necessário um ventilador colocado na porta principal do edifício, que pressuriza o interior do edifício e mede a sua hermeticidade. Para casas unifamiliares é colocado um único ventilador, para edifícios maiores ou casas colectivas são realizados mais testes. A termografia também é usada para detectar pequenas fissuras e vazamentos e até mesmo um teste de fumaça. O teste da porta do ventilador é realizado à pressão de n50, 50 Pascals. E é realizado duas vezes na mesma casa.

A regra do lápis.

É uma regra teórica, que é como a regra do lápis para o isolamento. O recinto hermético será mantido sem descontinuidades, para que se possa traçar uma linha contínua sem levantar o lápis no plano do recinto do edifício, para evitar infiltrações.

 

A construção está sempre em constante evolução. É por isso que uma das últimas tendências que está em alta nos últimos anos é o padrão Passivhaus. Quer saber mais sobre ele? Saiba mais nos nossos artigos anteriores.