Vedações para climas agressivos

Cee encontra-se na zona da Finisterra (Galiza), a cerca de 95 quilómetros a sudoeste da Corunha. Trata-se de um lugar com um clima bastante chuvoso, tal como ocorre com o resto da zona noroeste da Galiza. Por este motivo, assegurar uma total estanquidade é fundamental aquando da edificação de qualquer tipo de construção.

 

Fachada de tipo marquise e níveis elevados de estanquidade

No início foi considerada a necessidade de utilizar materiais com uma alta capacidade isolante na construção: uma obra de construção civil de 19 vivendas, com quatro andares mais áticos e 500 m2 de fachada.

 

Ao mesmo tempo, Martín Ruiz Caparrós, o arquiteto à frente do projeto, sabia claramente como deveria ser a estética da fachada, uma vez que queria: “Exprimir nela a imagem da arquitetura tradicional galega”.

 

Com este objetivo, foi utilizada a fachada de tipo marquise, para conseguir assim combinar as necessidades estéticas com as propriedades isolantes e estanques, sendo todos estes aspetos fundamentais neste projeto.

 

Excelente combinação de isolamento e estética graças aos perfis de PVC VEKA:

As exigências impostas pela climatologia requeriam um material de vedação que garantisse a estanquidade das vivendas, assim como uma total proteção contra as adversidades meteorológicas. Para isso, foram consideradas várias possibilidades em relação aos materiais mais adequados e diferentes soluções técnicas.

Entre outros aspetos, foi tomada a decisão de utilizar vedações de PVC. A soldadura das suas esquadrias permite obter um nível de estanquidade superior ao de outros materiais. Desta forma, foi possível alcançar os exigentes níveis de isolamento necessários neste projeto.

Também ficou patente que o objetivo de combinar as necessidades funcionais com as estéticas não teria sido possível com outros materiais diferentes do PVC VEKA. Caso tivessem sido utilizados perfis de alumínio, por exemplo, teria sido necessário utilizar um envidraçamento mais pesado, o que implicaria uma redução nas qualidades estéticas e um aumento significativo do custo final.

Passaram anos de utilização e o edifício não sofreu qualquer tipo de humidades. As condições climáticas adversas praticamente não se notam no interior das vivendas. Por conseguinte, este projeto é considerado um sucesso.

 

O fabrico das janelas foi realizado pela empresa Induplan.