Edifício Thermos Lezkairu

Thermos Lezkairu é um edifício de 29 vivendas construído no bairro Soto de Lezkairu (Pamplona). Possui dois andares de subsolo e 6 andares e ático acima solo dolo, sendo todos destinados a vivendas.

O projeto tem uma superfície construída de 3803 m2 e a superfície útil das vivendas ascende aos 2239 m2. Além disso, há mais 442 m2 de terraços.

 

Superação dos desafios

Trata-se do primeiro bloco de apartamentos com certificação Passivhaus em Espanha. Isto foi possível graças à janela Ecoven plus s82 com perfis de PVC VEKA que é, ao mesmo tempo, a primeira janela de PVC com certificação Passivhaus para o clima temperado quente do sul da Europa.

 

Os terraços existentes na construção são de cerca de 20 m2. Para que a certificação fosse possível foi necessário realizar um isolamento profundo da envolvente e vedar todas as pontes térmicas. Desta forma, foi obtida a máxima eficiência energética.

 

O edifício Thermos Lezkairu foi galardoado com o prestigioso Prémio ASPRIMA-SIMA na categoria de “Melhor iniciativa de eficiência energética em projetos imobiliários”. Considera-se que os prémios ASPRIMA-SIMA equivalem aos Óscares do setor imobiliário em Espanha.

 

 

Benefícios proporcionados pelo edifício

Aumento no conforto total

O aparecimento de condensação é evitado devido à ausência de pontes térmicas, assim como à correta ventilação. Este é o motivo pelo qual o conforto interior se encontra garantido. Além disso, há uma ausência praticamente total de ruídos provenientes do exterior.

 

Isolamento máximo

O isolamento exterior elimina as pontes térmicas, tendo sido projetada uma envolvente térmica que é contínua pelo exterior do edifício e que não é interrompida na cobertura e no rés-do-chão.

 

Qualidade do ar interior

A qualidade do ar interior é assegurada graças ao duplo fluxo de recuperação de calor. O ar é filtrado antes de entrar no interior e, por isso, não haverá pólen, pó, contaminação ou outros agentes nocivos que nos possam prejudicar.

 

Uma verdadeira poupança para o utilizador

A poupança energética deste tipo de edifícios pode chegar a ser de até 90% em relação às construções tradicionais, e até de 75% se o compararmos com edifícios modernos construídos recentemente. A eficiência energética é obtida com a redução máxima da procura, ao aproveitar a radiação solar, ao limitar as perdas de calor ao máximo e através da utilização de sistemas de recuperação de calor.

 

A produção e instalação das caixilharias foi realizada integralmente pela empresa Inrialsa.