A sustentabilidade está a tornar-se cada vez mais importante no nosso ambiente. É por isso que na VEKA queremos continuar a dar-lhe a conhecer e a promover novas formas de construção de uma forma mais sustentável. Para atingir este objectivo, uma das melhores fórmulas são as casas sustentáveis. Quer juntar-se a nós para as conhecer?
Em particular, nas últimas décadas, e em meados do século XXI, a relação entre o homem e a natureza adquiriu grande importância na nossa consciência social, especialmente porque tomámos consciência de como a acção humana estava a devastar o ambiente natural.
O que são casas auto sustentáveis?
É provavelmente um conceito que se ouve cada vez com mais frequência. Por esta razão, queremos que se familiarize com ela e que saiba o que queremos dizer com ela.
Antes de mais, vamos resumir o conceito: habitação sustentável é a habitação que se concentra em aproveitar ao máximo os recursos naturais do sol e da terra. Com isto, procuramos optimizar e cuidar dos recursos do ambiente, tanto no processo de construção como quando a casa está acabada e instalada.
Por outro lado, estes tipos de casas cumprem outro grande objectivo: reduzir o consumo de energia e, portanto, ajudar a reduzir o consumo nas suas contas de electricidade e gás.
Quando é que esta tendência começou em Espanha? Este compromisso com a sustentabilidade começou no sector dos escritórios há uma década, fazendo uso de certificados internacionais, que analisam se o edifício cumpre uma série de requisitos.
Tudo isto, a fim de crescer e instalar um novo tipo de arquitectura, a arquitectura ecológica:
- Implementar tecnologias limpas
- Minimizar o impacto ambiental
- Reduzir o consumo de energia
- Melhorar a gestão de edifícios
- Melhorar a saúde dos utilizadores
Requisitos para casas verdes e auto sustentáveis
Nesta secção vamos detalhar os interiores e exteriores das casas auto sustentáveis para que possa conhecer os seus aspectos mais fundamentais. O que tem a ter em conta antes de as construir?
- A orientação.
- A construção.
- A terra.
- O ambiente que rodeia a casa.
Uma vez claros os conceitos antes da sua execução, é agora tempo de conhecer os seus principais elementos:
- A sua localização: para o colocar numa orientação onde possamos aproveitar ao máximo o ambiente (água, luz…)
- Aposta em materiais ecológicos: materiais que melhoram e garantem um isolamento óptimo, tais como PVC, pedra ou cortiça. Além disso, é muito importante instalar boas janelas, uma vez que este tipo de abertura (como já vos dissemos) é uma das partes mais fracas da fachada. São um dos lugares onde se perde mais energia. Portanto, recomendamos-lhe que escolha janelas de pvc porque garantem excelentes condições de hermiticidade e conforto.
- Utilizar fontes de energia renováveis.
- Dar prioridade a uma boa ventilação para desfrutar de uma boa estanquicidade.
- Desfrute de uma boa habitabilidade: aposte pela eficiência energética e por equipar a sua casa ecológica e sustentável com uma iluminação de baixo consumo.
As técnicas de construção mais comuns em casas auto-sustentadas
- Construção modular industrializada.
- Enclausuramento térmico eficiente
- Caixa térmica selada sem fuga de ar
5 truques para tornar a sua casa mais sustentável
- Invista no calor: opte pela instalação de aquecimento eficiente, como o aquecimento por chão radiante ou caldeiras de biomassa.
- Tente aproveitar ao máximo a luz natural ou se, por outro lado, não puder desfrutar de uma casa particularmente brilhante, recomendamos que escolha as lâmpadas LED.
- Investir em bom isolamento
- Aposta em materiais naturais tais como mohair, lã ou algodão. Materiais que nunca saem de moda.
- Aposta no verde. Inclua plantas na sua casa para a enriquecer ou aposte na tendência dos jardins verticais.
Descubra mais sobre o futuro da construção de habitações bioclimáticas.