5 indicadores que uma janela não isola bem

5 indicadores que uma janela não isola bem

Existem indicadores claros que nos dão a pista para detectar que uma janela não tem bom isolamento físico, térmico ou acústico, causando efeitos desagradáveis que nos impedem de desfrutar do conforto dentro de uma casa.

Neste posto identificaremos quais os factores que estão na origem do mau isolamento, quais são os seus efeitos e faremos uma comparação entre a fabricação de janelas em PVC ou alumínio e as suas vantagens e desvantagens.

 

1. fugas de ar e água no interior da casa

Quando durante uma tempestade vemos como as cortinas se movem quando a janela está fechada ou mesmo água entra no interior da casa, há um problema de isolamento que também pode causar corrosão nas janelas de alumínio e apodrecimento nas janelas de madeira, resultando em sérios problemas no seu funcionamento.

O efeito de corrosão é identificável em janelas de alumínio que são fixadas com parafusos de aço onde o alumínio desaparece em torno do parafuso de fixação, ou como resultado da salinidade do ar em zonas costeiras ou em grandes cidades com elevada poluição ambiental com a consequente descoloração da janela.

As janelas em PVC, por outro lado, não apodrecem nem se estilhaçam. O PVC é um material saudável e inerte, insensível à contaminação por fungos e graças à utilização de estabilizadores UV, os efeitos do envelhecimento são eliminados, pelo que as janelas de PVC não são afectadas por fugas de água ou vento, permanecendo inalteráveis ao longo da sua vida útil estimada num período de 50 anos de acordo com a análise do ciclo de vida.

Além disso, devido à sua concepção com perfis multi-câmaras no interior, permitem a drenagem da água enquanto mantêm o isolamento geral da janela.

janelas basculantes

2. Baixa resistência ao vento

Apesar de o alumínio ser um material rígido e resistente, as janelas feitas com perfis de alumínio podem ver a sua resistência diminuída devido à corrosão galvânica que a passagem do tempo provoca nos seus cantos unidos com parafusos de forma mecânica.

O PVC, contudo, destaca-se por utilizar um sistema de soldadura para unir os seus cantos, o que os torna totalmente impermeáveis à entrada de vento, garantindo uma resistência das janelas de PVC muito superior à obtida com um par de parafusos, tal como é utilizada nas janelas de alumínio.

 

3. Problemas de condensação na janela

Quando o mau isolamento térmico permite que a superfície interna da janela atinja temperaturas muito baixas no Inverno em comparação com o ar dentro da casa, o vapor de água que se forma será depositado na janela causando condensação com aquele efeito desagradável das janelas molhadas.

Uma janela é uma barreira que deve impedir a transmissão de temperatura entre o exterior e o interior da casa. O alumínio, devido à sua condutividade térmica, permite a troca de temperatura mesmo naquelas janelas feitas com câmaras interiores. Para contrariar este efeito, os sistemas de perfis de alumínio incorporam uma ruptura térmica (RPT) que consiste numa faixa plástica rígida integrada no perfil que afecta negativamente a integridade estrutural da janela. Como medida adicional, algumas janelas de alumínio também têm câmaras interiores mas devido à condutividade térmica deste material, estas câmaras ganham ou perdem temperatura facilmente, pelo que o isolamento térmico desejado não é alcançado.

Por outro lado, o PVC é um isolante natural que, graças ao seu eficiente sistema de juntas e ao seu design que incorpora câmaras que dividem o espaço interior dos perfis, impede que temperaturas frias ou quentes do exterior entrem em contacto com o interior, criando uma barreira térmica natural que permite a manutenção do conforto em casa.

4. Fugas sonoras

Um dos pilares em que se baseia o conforto em casa para o nosso cliente é que as janelas da casa protegem do ruído da rua.

O vidro desempenha um papel fundamental no isolamento acústico ao absorver as vibrações e ajudar a limitar a propagação do ruído, razão pela qual recomendamos a utilização de vidro com espessuras elevadas.

Para além do vidro, é essencial utilizar um bom sistema de perfis e prestar atenção à forma como estes são unidos. Mencionámos anteriormente o problema da corrosão que pode sofrer janelas de alumínio cuja deterioração irá permitir fugas de ruído.

Os sistemas de perfis de PVC, contudo, devido à estanquicidade dos seus cantos soldados juntamente com a sua estabilidade estrutural, permitem a atenuação acústica mesmo em áreas com elevada poluição sonora.

 

5. Falta de segurança em casa

A segurança é outro factor chave para fazer o nosso cliente sentir-se confortável em casa e aqui, mais uma vez, o vidro desempenha um papel fundamental.

O vidro pode ser temperado ou laminado, sendo aconselhável utilizar este último para melhorar a segurança devido à sua composição através da união de folhas. Isto faz com que o vidro se parta em grandes pedaços que permanecem juntos, pelo que o vidro laminado é indicado para nos proteger contra a entrada de intrusos na nossa casa e sofrer acidentes domésticos.

A robustez e espessura do perfil são também essenciais para janelas eficientes e resistentes a arrombamentos. Na VEKA cumprimos os mais elevados requisitos de segurança através da utilização de sistemas de perfis classificados como classe A de acordo com a norma UNE-EN 12608-1, fabricando perfis com alta resistência ao impacto para resistir a golpes de pedras, granizo, etc.

Contacte a VEKA Ibérica para mais informações sobre janelas fabricadas com perfis de PVC VEKA, aumentando o isolamento, a segurança e a poupança de energia.